Relatório de Nashville: Ministros Voluntários de Scientology e a limpeza da inundação em Nashville
Na primeira semana de maio, o Rio Cumberland transbordou, inundando o centro de Nashville. Não só foram submersos bairros inteiros, mas também estâncias, hotéis e restaurantes foram inundados com água da enchente e lama. O Presidente da Câmara Karl Dean previu que a limpeza vai custar 1,5 mil milhões de dólares e os esforços de auxílio continuarão durante meses.
Logo que souberam que se esperava alagamento e que estavam a ser criados abrigos, a Igreja de Scientology e o Celebrity Centre de Nashville convocaram os seus Ministros Voluntários de Scientology. Os MVs começaram a fornecer alívio mesmo antes de ter começado a grande inundação e continuaram desde então. Eles estão a trabalhar como parte do corpo oficial de voluntários de Nashville Mãos à Obra.
Nos primeiros dias, os MVs ajudaram em centros de auxílio, e em evacuações. Vários abrigos foram montados nas escolas e os Ministros Voluntários ajudaram a organizá–los. Todos os 1500 hóspedes do Hotel Opryland tiveram de ser evacuados, o pátio foi totalmente submerso e a água subiu 3 metros no interior do hotel. Os Ministros Voluntários trabalharam na escola para onde os hóspedes do Opryland foram levados, e ajudaram–nos a encontrar bagagens e arranjar voos para sair da cidade.
Pode haver muita confusão quando ocorre uma catástrofe. Os Ministros Voluntários ajudaram a organizar os abrigos, distribuindo voluntários por várias funções e orientando aqueles que necessitavam de serviços diferentes onde precisavam de ir. Pessoas de toda a cidade apareceram para ajudar, então um dos Ministros Voluntários enviou uma equipa para localizar casas onde a assistência era necessária. A equipa então enviava mensagens de texto com detalhes para os abrigos, por isso os voluntários poderiam ser mandados a casas específicas para fornecer a ajuda que era necessária.
Alguns dos Ministros Voluntários foram para a Pista de Corrida do Estado do Tennessee onde a estrada tinha sido inundada. A Guarda Nacional estava lá estacionada e os Ministros Voluntários tomaram conta de um dos centros de distribuição de água, e distribuíram água potável durante todo o dia.
Assim que a água começou a recuar, os Ministros Voluntários começaram a árdua tarefa de ajudar os vizinhos a desenterrar da lama e examinar montes de papel empapado, móveis arruinados e pertences pessoais alagados. Numa casa, a enchente entrou com tanta força, que fez saltar um piano de cauda do chão e deixou–o virado ao contrário quando a água escorreu.
Pode ser bem difícil ter a casa toda e todos os seus pertences destruídos durante a noite, não é uma coisa que se tenha prevista. Então, às vezes, quando um Ministro Voluntário chega à casa de alguém encontra pessoas completamente sob stress. Quando isso acontece, ou se encontram alguém traumatizado, eles prestam um serviço no qual todos os Ministros Voluntários estão treinados, chamado Ajudas. Ajudas são técnicas desenvolvidas pelo Fundador de Scientology, L. Ron Hubbard, e um dos seus benefícios consiste em ajudar as pessoas a superar o trauma emocional e espiritual. O nosso website dos Ministros Voluntários tem um curso grátis onde qualquer pessoa pode aprender estas técnicas.
Com a quantidade de danos que ocorreram ao longo de Nashville, a Igreja da Scientology e o Celebrity Centre de Nashville planeiam continuar os seus serviços de Ministro Voluntário durante os próximos meses, e também estão a oferecer treino gratuito de auxílio em catástrofes. Para se inscrever no curso ou saber mais sobre o programa visite a Igreja em 1130 8 Ave South, Nashville ou telefone para 615–687–4600.