Tournée de Boa Vontade de Scientology Russa completa uma viagem transiberiana de quatro anos com o total de 30 mil quilómetros
A 1 de agosto de 2006, vinte e um membros da equipa de Ministros Voluntários de Scientology embarcaram no Caminho de Ferro Transiberiano na primeira estação da linha férrea — a estação Yaroslavskiy em Moscovo — e iniciou uma caminhada ao longo de cerca de 30 mil quilómetros e dez fusos horários até ao porto de Vladivostok no Oceano Pacífico. Nos meses de verão, eles montaram aquilo que é a sua marca, a sua tenda amarela — um pavilhão com 215 metros quadrados, com salas para palestras, salas de aula, e uma exposição que descreve o Programa de Ministro Voluntário. Nos meses de inverno, quando as temperaturas nunca subiam acima de zero durante meses a fio, eles prestaram serviços em salões alugados.
O líder da Tournée de Boa Vontade Transiberiana, Sergey Nikitin, disse: “Estamos aqui para prestar ajuda eficaz, esse é o nosso propósito. O nosso lema é ‘Há Sempre Algo Que se Pode Fazer’, e isso significa não só em tempos de grandes catástrofes e emergências, mas na vida quotidiana.”
Os Ministros Voluntários deram palestras e seminários e entregaram aulas e ajuda individual em Perm, Ekaterinburg, Omsk, Novosibirsk, Krasnoyarsk, Zheleznogorsk, Ulan-Ude, Chita, Ussuriysk, Khabarovsk e Vladivostok, em hospitais, orfanatos, instituições governamentais, quartéis de bombeiros, centros de inválidos, associações de veteranos, empresas, clubes e grupos de mulheres.
Para assegurar que os cursos e ajuda continuarão a estar disponíveis, com os vizinhos a ajudarem–se entre si, em cada cidade os Ministros Voluntários treinaram moradores locais como Ministros Voluntários e ajudaram–nos a criar grupos para continuar com as ações de ajuda depois da tournée se ir embora.
O Fundador de Scientology, L. Ron Hubbard, criou o Programa de Ministro Voluntário em resposta à escalada da criminalidade e da violência no início de 1970, para fornecer ferramentas práticas para fomentar a compreensão e compaixão. O programa expandiu até 200 mil Ministros Voluntários em todo o mundo, que serviram em 185 locais de desastres, incluindo a Zona de Impacto em Nova Iorque depois do 11 de setembro, o tsunami do Sudeste Asiático e o furacão Katrina.