Dizer que as drogas se tornaram no maior flagelo da sociedade não é enfatizar demasiado a situação. Não há nenhum sector da vida que não tenha sido tocado por esta epidemia. O crime e violência são os subprodutos mais evidentes, mas a imoralidade, a educação abortada e, na verdade, as vidas arruinadas não são de menor gravidade e são igualmente comuns.
E o problema não se limita às drogas de rua; os efeitos das drogas medicinais e psiquiátricas, quer sejam analgésicos, tranquilizantes, ou “antidepressivos”, são igualmente desastrosos.
L. Ron Hubbard dedicou–se a este problema, não com o objectivo de resolver as doenças físicas dos indivíduos, mas como continuação da sua busca pela libertação do Homem enquanto espírito e resolvendo, ao longo deste caminho, qualquer barreira que fosse necessário solucionar. As drogas eram uma dessas barreiras.
Até o Sr. Hubbard ter desenvolvido um programa de reabilitação de drogas funcional, não havia qualquer solução. Os programas inspirados na psiquiatria tiveram muito mais fracassos do que sucessos e alguns só criaram vícios ainda piores. Outras pessoas, melhor intencionadas, descobriram que boas intenções não eram suficientes. Faltava–lhes uma tecnologia que funcionasse.
O programa do Sr. Hubbard fornece essa tecnologia. Desde ajudar a pessoa a descobrir porque é que tomou drogas em primeiro lugar, à eliminação do dano mental e espiritual causado pelas drogas, à desintoxicação dos resíduos de drogas acumulados desde há muito no corpo, até proporcionar às pessoas as ferramentas que lhe irão possibilitar manter–se afastadas das drogas para sempre, é sem dúvida, o programa mais completo e eficaz do mundo. Hoje, pela primeira vez, tal como centenas de milhares de pessoas comprovarão, aqueles que estão viciados em drogas e álcool podem libertar–se a si próprios desta tirania e enfrentar a vida com um vigor e esperança renovados.
Este curso e o folheto correspondente contêm alguns dos princípios elementares deste programa e proporcionam pela primeira vez uma verdadeira compreensão dos problemas da toxicodependência.